Perguntas Frequentes

Encontre aqui as respostas para as perguntas que recebemos com maior frequência.

Imagens 360°

O que é uma imagem 360°?

É um arquivo (JPG). Pode ser uma fotografia ou um render 3D. É uma imagem que apresenta todos os ângulos de um ambiente, em exatos 360 graus.

Existe um padrão de formato para as imagens 360?

Sim. O formato padrão das imagens 360 é o equirretangular. Imagens equirretangulares possuem aspect ratio 2:1, onde a Largura é exatamente o dobro da Altura (exemplo: 6000x3000).

Para visualizar uma imagem equirretangular é preciso utilizar software ou aplicativo específico. Sem um visualizador 360, a imagem 360 é apresentada de forma plana, com aspecto visual de distorção.

O que é uma imagem equirretangular?

É uma imagem 360 com aspect ratio 2:1, onde a Largura é exatamente o dobro da Altura (ex: 2048x1024, 4096x2048, 6000x3000, 10000x5000, etc).

O formato equirretangular é um padrão para imagens 360. Nesse padrão, a visualização total de um ambiente é obtida em um único arquivo.

Para visualizar uma imagem equirretangular, é necessário utilizar um software ou aplicativo específico, assim como o MeuPasseioVirtual. Desta forma é possível interagir com a imagem, rotacionando ela em todos os sentidos (cima, baixo, direita e esquerda).

Preciso de um software ou aplicativo para visualizar imagens 360?

Sim. É preciso utilizar um software ou aplicativo específico para visualizar imagens 360. Esse softwares e aplicativos podem ser simples visualizadores de imagens 360 ou plataformas com mais recursos e funcionalidade, assim como o MeuPasseioVirtual.

Ao visualizar uma imagem 360 na galeria de fotos do celular ou no visualizador padrão do computador, a aspecto visual da imagem é de distorção. Isso ocorre porque esses softwares e aplicativos não são visualizadores de imagens 360.

Veja um exemplo de imagem 360 visualizada de forma plana.

Imagem 360°

Agora, veja a mesma imagem 360 através do MeuPasseioVirtual.

Uma imagem panorâmica é também uma imagem 360?

Imagens 360 são panorâmicas completas, mas existem também panorâmicas que não são completas, são as panorâmicas parciais.

Em outras palavras, imagens 360 são um tipo de imagem panorâmica, entretanto, nem toda imagem panorâmica é uma imagem 360.

Também podemos entender da seguinte forma: imagens 360 captam um ambiente como um todo. Já as imagens panorâmicas captam apenas parte do todo.

Alguns modelos de celulares possuem câmera fotográfica com uma função descrita "Panorama", "Panorâmica" ou até mesmo como "Foto 360". Apesar da descrição, esse tipo de imagem não é uma imagem 360.

Como posso gerar ou capturar uma imagem 360?

Imagens 360 podem ser obtidas de 2 (duas) formas: (i) através de câmeras fotográficas 360 ou (ii) renderizadas a partir de softwares de modelagem 3D (como o 3DS Max, Revit, Sketchup e Promob).

Eu consigo fotografar um ambiente em 360?

Sim. Câmeras 360 são facilmente encontradas no mercado, existem várias marcas e modelos disponíveis.

Esses modelos de câmeras permitem captar fotografias 360 com apenas um clique, disparando a foto através de um aplicativo de celular.

Depois de capturada, a fotografia 360 é armazenada na própria câmera e também pode ser transferida para o celular que disparou a captura.

Quais são os modelos de câmera 360 que posso utilizar?

Você pode utilizar qualquer modelo de câmera 360. É possível escolher entre diferentes marcas e valores.

Nós sugerimos alguns modelos que apresentam a melhor relação Custo X Benefício: Ricoh Theta, Samsung Gear 360° e Insta360 ONE (X).

Qual é o melhor modelo de câmera 360?

Existem câmeras 360 de ótima qualidade. É claro que, as câmeras profissionais possuem valores mais elevados, chegando a ficar acima dos US$3mil (dólares), mais os impostos e taxas de importação.

Entretanto, há outros modelos de câmeras 360 mais acessíveis. São câmeras de entrada, muito fáceis de utilizar, com valores acessíveis e que entregam fotos de qualidade.

As câmeras Ricoh Theta, Samsung Gear 360° e Insta360 ONE (X) são modelos com valores abaixo de R$3,5mil (Reais).

Nós sugerimos a Ricoh Theta (modelos S, SC ou V). Algumas de suas vantagens, são: (i) valor acessível; (ii) estrutura robusta; (iii) simples manuseio; (iv) fotografias de ótima qualidade; (v) exportação das fotos dentro do padrão equirretangular; e (vi) aplicativo disponível para celulares Android e iOS.

Onde posso adquirir uma câmera 360?

Nós comercializamos alguns modelos de câmeras 360. Mantemos um estoque pequeno, os pedidos geralmente são feitos sob encomenda. A câmera mais comercializada é a Ricoh Theta (modelos SC, V e Z1).

No Mercado Livre há anúncios de vários modelos de câmeras 360 (novas e usadas). Também é possível optar pela importação direta junto a B&H Photo, Aliexpress e Grabr.

Posso criar uma fotografia 360 juntando várias fotografias captadas com a câmera do celular?

Não é possível. Não há como transformar fotografias convencionais em fotografias 360°.

Há alguns aplicativos que dizem gerar fotografias 360 a partir de várias fotografias captadas com o celular. O aplicativo do Google Street View é um desses aplicativos. Entretanto, o resultado é muito ruim e não indicamos o uso.

Alguns modelos de celulares possuem câmera fotográfica com uma função descrita "Panorama", "Panorâmica" ou até mesmo como "Foto 360". Apesar da descrição, esse tipo de imagem não é uma imagem 360.

Há alguma outra forma ou técnica para criar fotografias 360?

Sim. Existe uma técnica usada por alguns profissionais de fotografia. Através dessa técnica é possível gerar uma fotografia 360 a partir da união de várias imagens.

A técnica permite o uso de câmeras profissinais convencionais, como os modelos Nikon e Canon. Entretanto, exige o uso de equipamentos especiais para a captura (tripé, cabeçote rotor de 90°, lente fisheye) e softwares para a edição das fotos.

Esta ténica exige um trabalho manual sigfinicativo, elevando o tempo de execução do serviço e o valor de sua contratação. Outro detalhe é o considerável investimento financeiro demandado pelo profissional de fotografia (investimento nos equipamentos, softwares e treinamento).

É possível gerar imagens 360 a partir da modelo ou projeto 3D?

Sim. Os softwares de modelagem 3D possuem um processo chamado renderização. Grande parte desses softwares já está preparada para gerar a renders em 360. É o caso do 3DS Max, Lumion, Revit, SketchUp e Promob.

A geração das imagens 360 nesses softwares é feita através de plugins de renderização, como o V-Ray e o RealScene.

A configuração e o processo de renderização é diferente em cada um dos softwares. Você precisa verificar como é o procedimento no software que você utiliza.

Qual software posso utilizar para gerar imagens renderizadas em 360°?

Há vários softwares de modelagem que permitem a renderização de imagens 360. Os mais populares no mercado são o 3DSMax, Lumion, Revit, Sketchup e Promob.

Outros exemplos de softwares de modelagem 3D são o Rhinoceros, Maya, Blender, Cinema 4D e Archcad. Caso você utilize algum desses softwares, verifique: (i) quais são os plugins de renderização disponíveis para eles, (ii) como é o procedimento de confirguração e renderização e (iii) se existe a opção para renderização em 360.

Realidade Virtual

O que é preciso para criar uma experiência em Realidade Virtual?

Uma experiência de imersão virtual somente é criada quando combinados 3 (três) itens: (i) Conteúdo Imersivo, (ii) Software ou Aplicativo de Realidade Virtual e (iii) Óculos de Realidade Virtual. Chamamos esses 3 (três) itens de Pilares da Realidade Virtual.

Quando temos esses itens sozinhos, isolados, não temos a possibilidade de criar uma experiência em Realidade Virtual. A sensação de imersão virtual somente é obtida quando unimos esses itens.

Para ter uma experiência em Realidade Virtual é preciso vestir os óculos de imersão?

Sim. Uma verdadeira experiência em Realidade Virtual só é possível quando você veste os óculos de imersão.

É possível visualizar um conteúdo imersivo no computador ou celular. Um exemplo disso é quando você assiste um vídeo 360 no aplicativo do Youtube. Você consegue girar o vídeo e assistir ele a partir de diferentes ângulos. Entretanto, essa forma de visualização não permite que você tenha a sensação de estar dentro do vídeo.

A real experiência de imersão ocorre quando você se sente fazendo parte do ambiente virtual. São os óculos de realidade virtual que fazem com que você tenha essa sensação de estar fisicamente dentro do ambiente virtual.

Qual modelo de óculos de imersão eu preciso utilizar para ter uma experiência em Realidade Virtual?

Todos os óculos de imersão produzem uma experiência em Realidade Virtual e existem vários modelos disponíves no mercado. Alguns deles precisam ser conectados a computadores. Já outros, funcionam em conjunto com celulares.

É preciso ter o entendimento de que, sozinhos, os óculos não fazem nada. Para que eles possam transmitir a sensação de imersão virtual, é necessário utilizar também um software ou aplicativo de realidade virtual e conteúdos imersivos.

No caso do MeuPasseioVirtual, ele é o software/aplicativo de realidade virtual e o conteúdo imersivo são as imagens 360. O Tour Virtual 360 é o resultado final que será exibido nos óculos de imersão.

O MeuPasseioVirtual é compatível com: (i) qualquer modelo de óculos estilo Cardboard e com o (ii) Samsung Gear VR. Outros modelos de óculos também podem ser usados, desde que possuem um navegador VR (como o Oculus Browser).

OBS.: Os óculos estilo Cardboard são todos aqueles que permitem o uso de celulares, seja Android ou iOS. Já os óculos Samsung Gear VR funcionam apenas com alguns modelos específicos de celulares da Samsung.

Qual é o modelo de óculos de realidade virtual mais indicado?

Há vários modelos de óculos de realidade virtual no mercado. Muitos desses modelos são de qualidade. Antes de adquirir um, você precisa verificar para qual finalidade você irá utilizá-lo.

Para utizar com o MeuPasseioVirtual, você pode optar pelo Samsung Gear VR ou os modelos estilo Cardboard. O MeuPasseioVirtual é compativel com qualquer um deles.

De todos os óculos do mercado, o Samsung Gear VR é um dos modelos com a melhor experiência de imersão. Você pode encontrar ele em qualquer loja da Samsung.

Se estiver buscando um modelo de óculos estilo Cardboard, para usar com diferentes modelos de celular, sugerimos o modelo Xiaomi VR Play II. Nessa categoria de óculos, é o melhor modelo que já utilizamos.

Posso utilizar o modelo de óculos chamado VRBox? Vocês indicam esse modelo de óculos?

Sim. Para uso pessoal, esse é um modelo de óculos que atende. Nós não sugerimos o uso VRBox para fins profissionais.

Ele é um modelo de óculos que chama a atenção pelo seu preço baixo. Entretanto, ele não proporciona uma boa experiência de imersão. Ele é um modelo indicado para iniciantes, uso pessoal ou como brinde para clientes.

Em apresentações profissionais, sugerimos modelos de melhor qualidade. Na faixa de até R$300,00 (Reais) é possível encontrar modelos com ótima experiência de imersão. É o caso do Xiaomi VR Play 2, um dos melhores modelos que já utilizamos. Sempre sugerimos esse modelo aos nossos clientes.

Onde posso adquirir um modelo de óculos de Realidade Virtual?

Há várias lojas no Brasil que vendem óculos de Realidade Virtual. O Mercado Livre é sempre um bom site para consulta. No Aliexpress e BestBuy há também uma grande variedade de modelos.

Muitos fabricantes de óculos possuem venda própria através de suas lojas físicas e online. É o caso da Oculus, HTC e Samsung.

Posso usar um celular para ter uma experiência em Realidade Virtual?

Sim, é possível. Entretanto, não é todo modelo de celular que permite Realidade Virtual. É preciso que o aparelho de celular possua giroscópio.

Verifique as especificações no manual do seu celular e descubra se ele possui giroscópio. Uma outra forma de encontrar essa informação, é consultando a ficha técnica do seu modelo de celular no site Tudo Celular.

O que é e para que serve o giroscópio?

O giroscópio é um componente dentro do hardware de alguns modelos de celular, responsável pela captura dos movimentos. Por isso, é um recurso obrigatório quando se trata de Realidade Virtual. Geralmente, o giroscópio está disponível nos melhores aparelhos de cada marca.

MeuPasseioVirtual

O que é o MeuPasseioVirtual?

O MeuPasseioVirtual é uma plataforma para criação de Tours 360 e experiências de Realidade Virtual.

Ele foi desenvolvido para arquitetos, designers de interiores, projetistas, empresas de móveis planejados, construtoras e imobiliárias.

Nesses setores, ele tem sido a principal ferramenta para apresentação virtual de projetos 3D e imóveis.

São mais de 800 novos usuários cadastrados mensalmente.

Para utilizar o MeuPasseioVirtual é preciso de conexão de internet?

Sim. O MeuPasseioVirtual é uma plataforma web e funciona totalmente online. Você acessa ele a partir do Google Chrome e não precisa instalar nada em seu computador.

Para criar ou consultar os seus Tours Virtuais 360, a conexão com a internet é o requisito principal.

Consigo criar e consultar meus Tours Virtuais 360 sem ter acesso a internet?

A criação dos Tour Virtuais é realizada apenas na plataforma web do MeuPasseioVirtual. Esse processo depende de conexão com a internet. Mas, o MeuPasseioVirtual também possui um aplicativo mobile onde os Tours Virtuais podem ser consultados (não criados, apenas consultados).

No app do MeuPasseioVirtual há um recurso onde é possível fazer o download dos Tours Virtuais para o celular. Desta forma, é possível acessar e apresentar os Tours Virtuais quando não houver conexão ou a mesma estiver muito lenta.

No momento do download é preciso estar com o celular conectado na internet. Mas, depois de realizar o download, a conexão com a internet não é mais necessária.

É possível acessar e visualizar Tours Virtuais 360 em modo offline?

Sim. É possível visualizar os Tours Virtuais em modo offline a partir de um celular. Ainda não há como acessar em modo offline em um computador.

O aplicativo do MeuPasseioVirtual possui um recurso que permite fazer o download dos Tours Virtuais para o celular. Desta forma, é possível acessar e apresentar os Tours Virtuais quando não houver conexão disponível ou quando a qualidade do sinal 3G/4G estiver muito baixa (internet lenta).

No momento do download é preciso estar com o celular conectado na internet. Mas, depois de realizar o download, a conexão com a internet não é mais necessária.

O aplicativo mobile do MeuPasseioVirtual está disponível para quais celulares?

O aplicativo do MeuPasseioVirtual está disponível para celulares Android e iOS. Você pode instalar ele a partir das lojas da Play Store e App Store.

Lembrando que, para usar os recursos de Realidade Virtual, é preciso que o celular possua o giroscópio.

O que exatamente são os Tours Virtuais 360? Eles são videos 360?

Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas que estão iniciando nos Tours 360 e Realidade Virtual.

Um Tour Virtual não é um vídeo 360. Tour Virtual é uma apresentação interativa criada a partir do agrupamento e organização de várias imagens 360.

Você já "andou" pelos mapas e ruas no Google Street View? Além das ruas, visualizou algum restaurante ou hotel? Se a resposta for sim, você interagiu com um Tour Virtual 360. A tecnologia do Street View é baseada em um agrupamento e organização de várias fotografias 360 interligadas, com setas de navegação para se locomover entre uma foto 360 e outra.

O que você vê no Google Street View não é um vídeo 360, são fotografias 360. Perceba que, em cada posição que você visualiza, não há movimentos, são ambientes estáticos (fotos).

A tecnologia utilizada no MeuPasseioVirtual é parecida com a tecnologia do Google Street View. Desta forma, é possível criar Tours Virtuais com interação e comportamento muito semelhantes. Em outras palavras, você pode criar uma apresentação estilo Google Street View para mostrar seus projetos, produtos, serviços, imóveis e outros.

Os Tours Virtuais podem ser criados a partir de videos 360?

No momento, não. O MeuPasseioVirtual permite que os Tours Virtuais sejam criados apenas a partir de imagens 360 (fotografias e renders).

Entretanto, a tecnologia que utilizamos permite o uso de videos 360. Temos planos para, no futuro, disponibilizar os recursos necessários para utilizar videos 360.

Como o MeuPasseioVirtual é uma plataforma online, onde os Tours Virtuais 360 ficam hospedados?

Toda a estrutura do MeuPasseioVirtual é hospedada em nuvem. Isso significa que tanto o sistema quando os Tours Virtuais criados pelos clientes são armazenados em servidores remotos, distribuidos em diferentes lugares pelo mundo.

Para garantir disponibilidade e armazenamento seguros, utilizamos serviços da Amazon e Google para hospedar todas as informações e conteúdos.

O MeuPasseioVirtual permite visualizar os Tours Virtuais 360 com recursos de Realidade Virtual?

Sim. Todos os Tours Virtuais criados no MeuPasseioVirtual podem ser visualizados com recursos de Realidade Virtual.

É possível visualizar de 2 (duas) formas: (i) usando o aplicativo mobile do MeuPasseioVirtual ou (ii) abrindo o Tour Virtual no navegador (browser) do celular.

Para usar com modelos de óculos estilo Cardboard, as 2 (duas) opções estão disponíveis.

Para usar os óculos Samsung Gear VR, é preciso abrir o Tour Virtual no navegador Oculus Browser, disponível dentro do Gear VR.

O MeuPasseioVirtual permite visualizar os Tours Virtuais 360 com os Oculus Rift, Oculus GO e o HTC Vive?

Os Tours Virtuais criados no MeuPasseioVirtual não são totalmente compatíveis com Oculus Rift, Oculus GO e HTC Vive.

Entretanto, caso esses modelos de óculos disponibilizem um navegador VR (assim como o Oculus Browser), a visualização dos Tours Virtuais em modo imersivo pode ser realizada.

É possível inserir ou incorporar os Tours Virtuais dentro de uma página web (site, blog, portal)?

Sim, é possível. Os Tours Virtuais são pequenas páginas HTML online, acessíveis por um link único (url). Desta forma, é possível inserir ou incorporar o Tour dentro de outras páginas.

O MeuPasseioVirtual permite gerar, para cada Tour Virtual, um código HTML de incorporação (também conhecido como embed ou embeded). Uma vez gerado, é possível copiar e inserir o código na página do site onde se deseja incorporar o Tour Virtual 360.

É possível personalizar um Tour Virtual criando uma navegação entre as imagens 360?

Sim. No MeuPasseioVirtual é possível criar uma navegação entre as imagens 360. Essa interação entre as imagens 360 ocorre de forma muito semelhante ao Google Street View, através de setas de navegação.

Nos Tours Virtuais, a transição de uma imagem 360 para outra é chamada de teletransporte.

É possível personalizar um Tour Virtual com a logomarca da minha empresa?

Sim. No MeuPasseioVirtual é possível configurar a logomarca da empresa. É possível inserir a logomarca em 2 (dois) locais diferentes.

O primeiro local é na posição NADIR. Se considerarmos uma foto, este local seria a posição onde fica o tripé de suporte da câmera (digamos que seja a posição 0,0,0 da imagem).

O segundo local de configuração da logo chamamos de DISPLAY. Ao visualizar o Tour Virtual no computador, essa logo é apresentada no canto superior esquerdo. Ao visualizar o Tour Virtual no celular, essa logo é apresentada de forma centralizada no topo da tela

É possível criar e configurar uma interação com o Tour Virtual a partir de uma planta baixa?

Sim. O MeuPasseioVirtual permite a criação de uma navegação interativa a partir de uma planta baixa humanizada.

A planta baixa humanizada é uma imagem, um arquivo de extensão JPG.

De forma resumida, é possível inserir pontos de interação sobre a imagem da planta baixa. Cada ponto de interação tem link com uma imagem 360 do Tour Virtual. Ao clicar em um desses pontos, ocorre a transição de uma imagem 360 para outra, assim como uma navegação pelas setas.

O MeuPasseioVirtual é gratuito ou preciso fazer uma assinatura? Caso assinar, há algum período mínimo de fidelidade?

O MeuPasseioVirtual possui uma versão gratuita. Você pode se cadastrar e utilizar ela a vontade, não há um prazo limite para uso.

A versão gratuita possui recursos limitados. Para ter acesso a mais funcionalidades, você pode optar por realizar a assinatura de um plano. Nossos planos partem de R$9,90 mensal.

Os planos são contratados com pagamentos MENSAIS e ANUAIS. Nos planos MENSAIS é possível solicitar o cancelamento a qualquer momento. Uma vez cancelado o plano, o acesso volta a ficar limitado aos recursos do plano gratuito.

Quais os meios de pagamento disponíveis para realizar a assinatura de um plano?

Os planos são MENSAIS e ANUAIS. Há 2 (duas) formas de pagamento disponíveis: Cartão de Crédito e Boleto Bancário.

Para os planos MENSAIS, está disponível o pagamento via Cartão de Crédito.

Para os planos ANUAIS, estão disponíveis os pagamentos via Cartão de Crédito e Boleto Bancário.